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Arquitetos: Alexandre Marcos, Estudio Rocamora Diseño & Arquitectura
- Área: 1088 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:David Frutos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lewis Carrols, em "Alice no País das Maravilhas", leva-nos à dualidade entre os mundos do adulto e da criança e seus sentimentos opostos: da imaginação - realidade, jogo - trabalho, diversão - responsabilidade, entre outros... Este projeto de escola infantil inspira-se no mundo de Alice, onde tudo são sentimentos, experiências, jogos em escala, cores, através da percepção dos olhos inocentes das crianças. A construção é concebida como um espaço contínuo, feito com peças que dividem o espaço, enquanto se caminha. Uma relação transversal entre os dois mundos é construída, do interior e exterior, aumentando a ambiguidade entre eles, a partir de onde está a brincadeira, ou onde a educação é requerida e, assim, no final podem desfrutar alegremente durante todo o dia.
A entrada da escola é feita através do espaço coberto externo que acolhe o visitante desde a rua e mostra o caminho ao edifício. As crianças são introduzidas diretamente ao interior do edifício, estabelecendo, ao mesmo tempo, uma clara diferenciação entre espaço público e privado.
As divisões internas são criadas como divisórias que brincam com a escala das crianças, demarcando os espaços internos. Desta forma os adultos são capazes de ter uma visão geral e controle do todo do espaço. O mobiliário é organizado com depósitos em cada sala de aula, banco / trocador, armário, que também permitem a visibilidade através deles. Todas as áreas de serviço estão concentradas juntas, ordenando e priorizando o uso do edifício.
A pele do edifício é uma dobra contínua que resolve questões como orientação solar, iluminação e circulação de ar. Uma grande cobertura desdobra-se, abrangendo todos os elementos, e criando na sua parte superior uma estrutura plana que torna mais fácil ajustar a iluminação e a ventilação em todas as diferentes áreas do projeto, sendo o único elemento sob o qual as salas de aula estão abrigadas. As diferentes áreas internas e externas possuem variações de pés direito, incentivando as sensações visuais das crianças.
A fachada é completa com um grande pátio comum a todas as salas de aula e funciona como uma área de brincadeiras que interage com a topografia desenhada do terreno. As salas são associadas ao grande jardim que compõe o restante do lote, entendido como parte ativo da escola, protegido do sol e da chuva no decorrer do pátio coberto. Portanto, o projeto é entendido como uma grande cobertura flutuante sob o qual uma infinidade de cores e texturas convidam as crianças a mergulhar em um mundo de entretenimento.